O teste de refeição mista é recomendado para a avaliação de hipoglicemia ou da capacidade de secreção de insulina. No Fleury, o exame tem duração de duas a cinco horas e compreende dosagens em jejum e seriadas de glicose, insulina e peptídeo C depois de o paciente ingerir uma alimentação padronizada.
A queda nas taxas de glicose pode ocorrer de duas a cinco horas depois da ingestão dos alimentos, particularmente em pessoas que comem muito rápido e preferem refeições ricas em carboidratos, bem como em indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica. Outras causas de hipoglicemia incluem a presença de insulinoma, anticorpos anti-insulina e hipoglicemia factícea.
Na prática, considera-se signifi cativa uma glicemia inferior a 55 mg/dL após a alimentação. De qualquer modo, é o conjunto dos resultados de glicose, insulina e peptídeo C que permite diferenciar a causa da hipoglicemia. Pode ser necessário ainda complementar a investigação com a dosagem de anticorpo anti-insulina e a pesquisa de hipoglicemiantes circulantes.
Adicionalmente, o teste de refeição mista pode evidenciar aqueles pacientes que apresentam sintomas compatíveis com o quadro de hipoglicemia, mesmo sem atingir um resultado abaixo de 55 mg/dL, decorrentes, em geral, da velocidade de oscilação das taxas de glicemia.
Na avaliação da capacidade de secreção de insulina, o principal analito é o peptídeo C após 90 minutos da ingestão alimentar. Um resultado inferior a 0,6 ng/mL evidencia deficiência absoluta de insulina.
Fixa técnica
Indicação
Protocolo
Importante:
A refeição-padrão contém leite e glúten e não é recomendada para indivíduos com intolerância a esses alimentos. Nessa situação, favor contatar nossa assessoria médica.
Interpretação
Interferentes
Consultoria Médica
Dr. José Viana Lima Júnior - Consultor médico em endocrinologia
[email protected]
Dra. Maria Izabel Chiamolera - Consultora médica em endocrinologia
[email protected]
Dr. Pedro Saddi - Consultor médico em endocrinologia
[email protected]
Dra. Rosa Paula Mello BiscollaConsultora médica em endocrinologia
[email protected]
Referências
1. Modificado de Cryer PE, et al. J Clin Endocrinol Metab. 2009 Mar; 94(3):709-28.
2. Leighton E, et al.Diabetes Ther. 2017 Jun; 8(3): 475–487.
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
Pode ser utilizada para detectar o DNA da bactéria Leptospira spp. no plasma.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.