A dosagem de tiroglobulina sérica (Tg) e a ultrassonografia cervical são os exames de maior sensibilidade para a detecção de metástases do carcinoma diferenciado de tiroide. A pesquisa de corpo inteiro, realizada com iodo radioativo e, em casos mais específicos, por tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea e 18FPET-CT, também tem seu papel na investigação de metástases.
Atualmente, a Tg é dosada por vários ensaios imunométricos com sensibilidade funcional em torno de 0,2 ng/mL. Resultados indetectáveis ou baixos estão presentes em pacientes considerados curados, enquanto valores elevados são encontrados em pacientes com persistência, recorrência ou metástases de carcinoma diferenciado da tiroide. Contudo, embora a medida de Tg seja amplamente utilizada, a presença de anticorpos antitiroglobulina (em até 25% dos pacientes) pode levar a resultados “falsamente baixos ou indetectáveis”.
Na presença de anticorpos antitiroglobulina, dosagens indetectáveis de Tg não excluem a presença de metástases. Nesse contexto, o exame feito por espectrometria de massas (TGMS) pode ser utilizado, já que a presença dos anticorpos tem menor interferência na medida de Tg por esse método.
INDICAÇÕES:
MÉTODOS:
A dosagem de Tg emprega a técnica de proteômica direcionada, com o uso da plataforma de microcromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas de alta resolução. Como diferencial, a metodologia permite a obtenção de dados mais específicos referentes à estrutura química da proteína, sendo mais seletiva e fornecendo um diagnóstico mais preciso para os pacientes. O Fleury foi o laboratório clínico pioneiro, no Brasil, na utilização da técnica para realizar a dosagem de marcadores tumorais em 2018.
SENSIBILIDADE:
0,7 ng/mL
PREPARO PARA O EXAME:
Não é necessário jejum.
LIMITAÇÕES:
Embora a dosagem de TGMS esteja indicada para pacientes que apresentam resultados positivos de anticorpos antitiroglobulina, cerca de 40% desses indivíduos podem apresentar valores baixos de TGMS na presença de metástases.
REFERÊNCIAS:
CONSULTORIA MÉDICA EM ENDOCRINOLOGIA
Dr. José G. H. Vieira
[email protected]
Dr. Jose Viana Lima Junior
[email protected]
Dra. Maria Izabel Chiamolera
[email protected]
Dra. Milena G. Teles Bezerra
[email protected]
Dr. Pedro Saddi
[email protected]
Dra. Rosa Paula Mello Biscolla
[email protected]
Dr. Rui M. B. Maciel
[email protected]
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.
Comportamentos epidemiológicos das IST as têm colocado na posição de problema de saúde pública