Tomografia de coerência óptica para avaliação do segmento anterior do globo ocular

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um método de exame não-invasivo que permite a avaliação

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um método de exame não-invasivo que permite a avaliação de detalhes microscópicos da câmara anterior do globo ocular. A OCT de 820 nm surgiu para avaliação do segmento posterior do globo ocular (retina e nervo óptico). A OCT de alta velocidade, 1.310 nm, foi idealizada para avaliar detalhes de estruturas de pequeno porte do segmento anterior (córnea, conjuntiva, lente intra-ocular, íris, ângulo iridocorneano) e resultados de cirurgias oftalmológicas da córnea, de glaucoma, catarata ou cirurgias refrativas e, ainda, seqüela de traumatismos no segmento anterior.

A OCT de segmento anterior é um método de não-contato, que não necessita de preparo especial. O exame consiste na aquisição de numerosos cortes ópticos do segmento anterior que são submetidos a diferentes sistemas de análise, incluindo-se mapas diferenciais de alguns parâmetros quando o exame for realizado de maneira seriada. A velocidade de captação da imagem é alta, permitindo reduzir artefatos de movimento e possibilitando observar eventos dinâmicos em tempo real, como, por exemplo, o mecanismo de acomodação (focalização do sistema óptico para perto com detecção das modificações da morfologia do segmento anterior do olho).

Durante a aquisição, há necessidade de se fixar o olhar na mira luminosa que orienta o olhar e solicita-se que o paciente evite piscar durante o rastreamento. O exame não é possível em crianças pequenas e, sendo um método óptico, a falta de transparência impede a avaliação detalhada de estruturas.

O segmento anterior pode ser avaliado em cortes ópticos similares a cortes tomográficos (daí o nome), em múltiplas direções. Este método não gera radiação.

O equipamento disponível que realiza OCT de segmento anterior (alta velocidade) denomina-se VISANTE OCT (Zeiss Ophthalmic Instruments).

Indicações da OCT de segmento anterior:

Referências bibliográficas:
1. Allemann N, Ferraz CA, Chalita MR, Baikoff G, Farah ME. Córnea e segmento anterior. In. Farah ME. Tomografia de coerência óptica: OCT Texto e Atlas. Rio de Janeiro: Cultura Médica , 383-88, 2006.
2. Baikoff G, Lutun E, Ferraz C, Wei J. Static and dynamic analysis of the anterior chamber segment with optical coherence tomography. J Cataract Refract Surg, 2004; 30(9):1843-50.
3. Chalita MR, Huang D, Li Y, Radhakrishnan S. Aspectos básicos da tomografia de coerência óptica de córnea e segmento anterior. In: Cirurgia Refrativa. O perfil corneano. Ed. Alves MR, Chamon W, Nose W. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 43-44, 2003.