Condição bastante conhecida dos neurologistas, a amnésia global transitória (AGT) consiste em episódios súbitos de perda de memória lacunar, com reversão gradual e espontânea, porém de etiologia complexa e ainda não totalmente esclarecida
Condição bastante conhecida dos neurologistas, a amnésia global transitória (AGT) consiste em episódios súbitos de perda de memória lacunar, com reversão gradual e espontânea, porém de etiologia complexa e ainda não totalmente esclarecida. Entre as teorias aventadas para justificar esses eventos, duas são mais aceitas atualmente: a ocorrência de um pequeno infarto arterial lacunar, na região dos hipocampos, e o aumento da pressão intra-abdominal (Valsalva) em indivíduos com provável insuficiência valvar venosa jugular (IVJ), com refluxo venoso cerebral e infartos venosos puntiformes no hipocampo.
Em alguns casos, a ressonância magnética (RM) documenta focos puntiformes de restrição à difusão na região mesial de um ou ambos os hipocampos, elucidando os sintomas amnésicos classicamente presentes. Contudo, de modo geral, os exames de imagem do crânio, incluindo a própria RM, a tomografia, e a angiografia, apresentam-se normais nesses pacientes.
Com o auxílio da ultrassonografia (US) com Doppler, alguns pesquisadores conseguiram demonstrar uma frequência de 65% a 80% de IVJ em pacientes com AGT. Tais achados explicam, portanto, a maior associação de esforço físico, estresse, emoções fortes, náuseas ou vômitos e até de relação sexual precedendo episódios de AGT nos indivíduos acometidos.
Na pesquisa de IVJ por US com Doppler, a técnica utilizada permite a avaliação morfológica das veias jugulares internas e a caracterização das valvas, bem como a análise da presença de refluxo. Vale destacar que o exame segue um protocolo bastante criterioso, sendo realizado com o paciente deitado, antes e depois de manobras de Valsalva.
Estudo com Doppler colorido e pulsado das veias jugulares, feito em paciente com história recente de amnésia global transitória, mostra refluxo bilateral significativo às manobras provocativas
ARQUIVO FLEURY
Assessoria Médica |
---|
Dr. André Paciello Romualdo [email protected] |
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.
Comportamentos epidemiológicos das IST as têm colocado na posição de problema de saúde pública