Usando alta tecnologia, novo tomógrafo facilita a execução dos exames e favorece diagnósticos precisos | Revista Médica Ed. 1 - 2019

O equipamento possui dois conjuntos de tubo e detectores, sendo capaz de adquirir imagens de modo extremamente rápido e em dupla energia.
Publicado em 26 de Junho de 2019
Compartilhar:

O uso de equipamentos modernos e informatizados auxilia sobremaneira a prática médica, que se beneficia com diagnósticos mais rápidos e precisos, podendo reduzir o número de exames complementares e permitir a introdução de tratamentos mais precoces e direcionados.

Assim, é possível otimizar todo o fluxo do cuidado ao paciente, reduzir gastos e melhorar o prognóstico. Sempre usando esse raciocínio para ampliar seu parque tecnológico, o Fleury investiu recentemente no que há de mais moderno em tomografia computadorizada e trouxe – inicialmente para a Unidade Paraíso, em São Paulo – o tomógrafo Somatom Force, que apresenta várias vantagens quando comparado aos aparelhos convencionais.

O novo equipamento possui dois conjuntos de tubo e detectores, sendo capaz de adquirir imagens de modo extremamente rápido e em dupla energia. A tecnologia Freezing Motion permite a obtenção de imagens em movimento com ótima qualidade, reduzindo a necessidade de sedação e apneia, o que possibilita a realização do exame com o paciente em respiração livre. Essas características facilitam a execução da tomografia em crianças, em idosos e em pacientes menos colaborativos ou até mesmo inconscientes.

A avançada tecnologia do equipamento, em associação com a seleção automática da voltagem do tubo, pode produzir imagens com a mesma qualidade dos tomógrafos convencionais, mas com menores doses de radiação e volume reduzido de contraste iodado intravenoso, beneficiando, por exemplo, pacientes oncológicos ou outros que necessitem realizar estudos tomográficos periodicamente.

Além das aplicações usuais de um tomógrafo, o Somatom Force fornece imagens 4D, faz quantificações de dupla energia e realiza estudos de perfusão. A rápida aquisição das imagens, aliada à ampla cobertura do conjunto de tubo e detectores, torna possível avaliar as coronárias em apenas um batimento cardíaco e sem necessidade de medicações para reduzir a frequência cardíaca.

Exemplo de imagem adquirida com técnica helicoidal de alto pitch (em apenas 1 batimento cardíaco), mostrando com detalhes informações importantes das artérias coronárias, tais como perviedade, origem, trajeto, ramificações e ausência de placas de ateroma. Dose de radiação abaixo de 1 mSv.


Imagem adquirida com técnica de dupla energia, permitindo a quantificação da distribuição do iodo no parênquima pulmonar. As porções mais anteriores dos pulmões são menos perfundidas, o que pode ser percebido de forma visual ou quantificado objetivamente.
ASSESORIA MÉDICA
Dr. Carlos Gustavo Yuji Verrastro
[email protected]

Dr. Gustavo Meirelles
[email protected] 

Dr. Andrei Skromov de Albuquerque
[email protected] 

Dr. Rogério Pedreschi Caldana
[email protected]