A introdução das fibras ópticas de pequeno calibre na prática clínica, como as usadas na videoendoscopia da deglutição(VED), vem possibilitando avaliações mais funcionais e fisiológicas desse processo.
A introdução das fibras ópticas de pequeno calibre na práticaclínica, como as usadas na video endoscopia da deglutição(VED), vem possibilitando avaliações mais funcionais e fisiológicas desse processo. Chamada igualmente de nasofaringolaringovideofibroscopia da deglutição, a VED avalia a função do palato, da base da língua e das estruturas faríngeas e laríngeas durante o ato de deglutir. Paratanto, o paciente recebe alimentos corados, em diversas consistências e quantidades, enquanto a oro e a laringofaringesão monitoradas através da fibra óptica posicionada na nasofaringe após sua introdução por uma das narinas.
Dessa forma, podem-se flagrar diversos sinais indicativos de alteração no aparelho deglutidor, como escape precoce ou tardio do alimento da boca para a faringe,retardo no disparo do reflexo de deglutição, presença deresíduos após o processo, penetração laríngea e aspiração, entre outros.
Vale salientar que a VED dispensa o uso de radiação, além de favorecer a análise da sensibilidade faringolaríngea e a inspeção visual da faringe e laringe, permitindo,assim, detectar a presença de aspiração da saliva e paralisia das pregas vocais mesmo antes de iniciar a oferta de alimentos, o que evita o risco de aspiração em pacientesneurológicos debilitados ou com disfagia funcional.
Arquivo Fleury.
Principais indicações da VED |
---|
|
E o videodeglutograma ? |
---|
O exame, no qual a deglutição é avaliada por radioscopia, com a oferta de alimentos misturados a meio de contraste, foi considerado o padrão-ouro para o diagnóstico de disfagia por muitos anos. O advento da VED, no entanto, não tirou a utilidade do videodeglutogramanesse cenário, pois ele traz algumas informações distintas da videoendoscopia, especialmente por estudar aspectos relacionados à fase oral da deglutição, como preparo do bolo alimentar e sua centralização e estases na cavidade oral, e por observar a transição da fase oral para a fase faríngea. Na prática, portanto, videodeglutograma e videoendoscopiasão métodos complementares, resultando em uma avaliação mais abrangente de todo o processo de deglutição. |
Assessoria Médica |
---|
Dra. Claudia Alessandra Eckley [email protected] Dr. Rodrigo de P. Tangerina [email protected] |
Dados da OMS de 2022 revelam que há cerca de 254 milhões de portadores de hepatite B no mundo.
Avaliação complementar da análise histológica convencional de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas.
A uveíte é uma inflamação ocular que representa uma das principais causas de morbidade ocular.
Comportamentos epidemiológicos das IST as têm colocado na posição de problema de saúde pública