Conheça os novos exames implantados em maio

Destaques do mês ficam por conta de painéis genéticos.

O Fleury trabalha continuamente no desenvolvimento de exames para atender a diferentes demandas clínicas. Durante o mês de maio, introduziu 12 novos testes e uma atualização de metodologia. Confira as novidades:

NOVOS EXAMES

Genética

Painéis farmacogenômicos direcionados

Desenvolvidos para avaliar como cada paciente responde aos medicamentos indicados para quadros clínicos específicos. A análise de diferenças genéticas individuais possibilita prever o efeito dos medicamentos, orientando a prescrição da droga e da dose a ser administrada de maneira personalizada. No total, são seis painéis específicos: Neurologia, Cardiologia, Cirurgia e Dor, Oncologia, Endocrinologia e Gastroenterologia.

Painel de farmacogenética para Cardiologia, vários materiais
Painel de farmacogenética para Cirurgia e Dor, vários materiais
Painel de farmacogenética para Oncologia, vários materiais
Painel de farmacogenética para Neurologia, vários materiais
Painel de farmacogenética para Endocrinologia, vários materiais
Painel de farmacogenética para Gastroenterologia, vários materiais


Painéis genéticos

Painel genético para obesidade monogênica, vários materiais

As causas monogênicas de obesidade são raras e representam menos de 5% dos casos de obesidade mórbida entre as crianças. O presente exame deve ser considerado apenas no contexto de obesidade grave na infância.

Painel genético para hiperinsulinismo congênito, vários materiais

O hiperinsulinismo congênito é um diagnóstico diferencial de hipoglicemia logo ao nascimento e na infância, configurando a causa mais comum de hipoglicemia hiperinsulinêmica nesse período, e pode estar associado a diversos quadros sindrômicos.

Painel genético para anemias hemolíticas e icterícia congênita, vários materiais

A investigação das anemias hemolíticas costuma ser apoiada por exames como o hemograma, os marcadores de hemólise e a eletroforese de hemoglobina, entre outros. Em alguns casos, a avaliação genética pode confirmar o diagnóstico e auxiliar o médico na diferenciação entre o quadro e outras síndromes congênitas.

Sequenciamento completo do gene TP53, associado à síndrome de Li-Fraumeni, vários materiais

A síndrome de Li-Fraumeni é uma condição rara que está associada a risco aumentado de surgimento de múltiplos tumores em idade precoce. O presente teste deve ser indicado para determinados pacientes e os resultados analisados dentro de um processo de aconselhamento genético.

Painel para as principais síndromes de predisposição ao câncer hereditário, vários materiais

As síndromes de predisposição hereditária ao câncer formam um grupo de doenças hereditárias caracterizadas pelo aumento de risco para o desenvolvimento de câncer ao longo da vida, algumas delas de início precoce. O painel deve ser dirigido para pacientes com histórico clínico compatível e os resultados, analisados dentro de um processo de aconselhamento genético.

Endocrinologia

21-desoxicortisol após estímulo com ACTH, soro

O teste de estímulo com ACTH com dosagens de 21-desoxicortisol tem utilidade na investigação de casos de hiperplasia adrenal decorrente da deficiência de 21-hidroxilase.


ALTERAÇÃO DE METODOLOGIA

Adenovírus, detecção quantitativa do DNA por PCR, vários materiais

Infecções por adenovírus são frequentes na população brasileira, em todas as faixas etárias e com apresentações clínicas variadas, de quadros leves a graves, com sintomas respiratórios, gastrointestinais, urinários e oftalmológicos. Pela prevalência da doença na população geral, em casos selecionados, a depender da clínica e de uma possível lesão de órgão-alvo, técnicas moleculares quantitativas para a interpretação adequada dos resultados encontrados podem ser necessárias.